terça-feira, 6 de novembro de 2012

Oxítonas, Paroxítonas e Propaxítonas.

Nossa! Essa postagem é recordista de acessos e comentários. E eu nem esperava tanto quando a escrevi. Enfim, fico satisfeito que esteja ajudando tanta gente.

Quem estiver interessado em saber como se acentuam graficamente as palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, pode conferir.
Essa classificação é fácil, mas muita gente se esquece ou se confunde. Estou aqui para resolver isso. Aí vai:

OXÍTONA, PAROXÍTONA e PROPAROXÍTONA

No português, são as três classificações possíveis para a palavra quanto à posição da sílaba tônica.

Em primeiro lugar, o que é sílaba? Segundo o wikipédia, "é o conjunto de um ou mais sons pronunciados numa única emissão de voz". Exemplo: BRA-SIL -  duas emissões de voz, então, duas sílabas.

Para facilitar a classificação da sílaba palavra quanto à posição da sílaba tônica (mais forte), vamos contar as sílabas de trás para frente.

Assim, na palavra 'Brasil', a sílaba pronunciada com mais força é "sil", ou seja, a primeira de trás para frente.

OXÍTONA: quando a sílaba mais forte da palavra é a primeira (de trás para frente). Ex: POR-TU-GUÊS - a sílaba mais forte é "GUÊS", ou seja, a primeira de trás para frente.

PAROXÍTONA: é quando a sílaba mais forte da palavra é a segunda de trás para frente. Ex: IN-CON-SIS-TEN-TE - a sílaba mais forte é "TEN", ou seja, a segunda de trás para frente.

PROPAROXÍTONA: é quando a sílaba mais forte da palavra é a terceira (de trás para frente). Ex: PA-RA-LE-LE-PÍ-PE-DO; a sílaba pronunciada com mais força e "PÍ", isto é, a terceira de trás para frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário